Holly, vimos a saber, já tarde na história, não teve a melhor das infâncias, pelo que foge de casa. Depois disso, vai passar por várias fases sendo que o narrador, que conhecemos pelo nome "Fred", mas que muito provavelmente não se chama assim, conta esta narrativa retratando dois momentos - passado - a que decorreu no prédio onde era vizinho de Holly e presente - em que já não vive nessa casa e não tem contacto com a Holly.
Holly tem apenas 19 anos, é irreverente, faz o que lhe apetece e cumpre um lema seu que é ser honesta para consigo própria. Trata quase todos os homens por "querido" e faz deles uns funcionários ao seu serviço. Todos lutam pela sua estima e atenção.
A nossa protagonista tem um irmão "Fred" com o qual não contacta há muito tempo, mas por ter por ele uma infinita ternura, quando encontra o narrador da história, passa a chamar-lhe Fred também, sem qualquer interesse de lhe conhecer o seu nome verdadeiro.
O seu humor é muito variável, muito instável, com altos e baixos inconstantes. De volta e meia é atormentada por picos de ansiedade e eu diria mesmo de pânico, a que chama "ferro em brasa". Começou a perceber que ir ao Tiffany´s ver aquela gente toda muito bem vestida, cheirar as pratas e as carteiras de pele de crocodilo davam-lhe alento e ânimo, por isso, sempre que se sente assim, apanha um táxi e lá vai ela ao Tiffany's. O que mais quer na vida é nunca deixar de ser ela própria, quando um dia for tomar o pequeno-almoço ao Tiffany's. É daqui que vem o nome do filme e do livro na língua original - Breakfast at Tiffany's.
Fica aqui o trailer do filme (que eu também tenho que ver...):
Emoções / sentimentos despertadas com este livro:
- Irreverência;
- Liberdade;
- Inconformidade;
- Honestidade
🌠Ler para:
- valorizar conteúdo em poucas páginas;
- percorrer locais de Nova York sem sair do lugar;
- perceber que também na década de 40-50, mulheres determinadas quebravam os valores vigentes;
- recordar o conceito "igual a si próprio(a)".
Comprar pela wook (link de afiliado)
95 páginas
Autor: Truman Capote
Editora: Coleção Mil Folhas - Público