sexta-feira, 15 de maio de 2020

A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket


Este livro é uma verdadeira ternura do princípio até ao fim!

Confronta-nos com a importância de aceitar todos os tipos de diferença e até, quase que de forma implícita, vai mais além...e se a diferença for de facto a marca que nos distingue e por isso tão importante manter? Porque havemos de ser todos iguais? Porque é que a "normalidade" é tão desejada? E o que é "normalidade"?

O personagem principal da nossa história é Barnaby Brocket que teve o azar de nascer numa família "muito normal", que zela pela normalidade e tem regras "estritamente normais" na sua vida - mais que normal. Mas, Barnaby não é normal e mais ainda para esta família que é normalíssima! Barnaby tem como forma de deslocação "normal" flutuar. Enquanto que nós, comuns mortais andamos, com os pés assentes na Terra, puxados que somos pela força da gravidade, por algum motivo, este menino, com cerca de 8 anos, flutua em vez de andar.
Barnaby, para andar como todos os seres humanos "normais", tem que usar mochilas carregadas com pesos lá dentro, que o agarram ao chão. Mal tire a mochila das costas, lá se eleva e sobe sobe até, sabe-se lá onde!
Portanto, para a família onde nasceu isto é um grande e grave problema, pois querendo passarem completamente despercebidos, fora de jornais e telejornais, não é mesmo o que acontece e volta e meia lá surge uma ocasião em que este menino é notícia.
A dada altura os pais, sem consciência do menino fazem uma coisa ...que traz consequências para a vida de Barnaby que à custa desta tal coisa, vai conhecendo o mundo e pessoas tão diferentes como ele, diferentes na sua diferença que o aceitam tal como ele é - diferente da normalidade tão desejada pelos pais.

E assim vai sendo ao longo da história, com frases e pensamentos que nos fazem pensar muito profundamente sobre o sentido das coisas e dos sentimentos e da normalidade propriamente dita. Um livro que sendo juvenil, talvez seja compreendido inteiramente e principalmente por adultos. Um livro que vale a pena ler por todas as faixas etárias, pois o que interessa mesmo é ser diferente da normalidade, não a normalidade da coisa!


Ahh, falta mais uma coisinha para coroar o topo do bolo, é que esta deliciosa história, tão ternurenta, tem ao longo de si uma panóplia de pequenas ilustrações, tão ternurentas quanto à própria história. Estão então à espera do quê para ler este livro pequeno, mas tão profundo?!

205 páginas
Autora: Joyne Boyne com ilustrações de Oliver Jeffers
Editora: Bretrand Editora
*****a minha classificação no GoodReads

Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...