terça-feira, 19 de maio de 2020

As cinco cores da cozinha saudável de Vânia Ribeiro

Quando há sensivelmente 3 anos a minha filha decidiu deixar de comer carne (já com os seus 16 quase 17 anos), fiquei um tanto ou quanto aflita...sem querer negar esta hipótese, pois também considerava que era carne a mais na nossa alimentação, mas com receio de não estar à altura.

O primeiro ano foi então de muita exploração de novas receitas. Disse-lhe que pelo menos numa primeira fase, seria importante não deixar o peixe, nem tão pouco produtos como queijo, ovos sendo que o leite, há muito já tínhamos deixado de beber (toda a família).

Foi assim que descobri vários autores, várias receitas, alguns completamente vegans, outros apenas vegetarianos, outros nem uma coisa nem outra, mas assim assim :-).

Fiquei absolutamente rendida à cozinha sem carne, descobri que era possível cozinhar de forma apetitosa...! Explorei intensamente, especiarias, ervas aromáticas e um sem número de hipóteses saborosas e, espantem-se...nutritivas, tão ou mais, do que refeições baseadas inteiramente em carne + uma fonte de hidratos de carbono, como massa ou arroz.

Leite dourado in "as cinco cores da cozinha
saudável" de Vânia Ribeiro
Aos poucos fui introduzindo outro tipo de farinhas (como de aveia ou arroz), a farinha de linhaça dourada começou a fazer parte da minha gaveta com variedades nunca antes vistas. As lentilhas, o grão, feijão preto e feijão manteiga começaram a ser os amigos indispensáveis da minha despensa e a polpa de tomate essa nunca falta e quando tal acontece é um horror :-). A aveia em flocos nunca nos larga até porque cá em casa não falta granola caseira. Depois fomos comprando de forma sistemática, tâmaras, tahini e até miso! Óleo de coco e maple syrup também são uns queridinhos cá em casa. Enfim, tudo nomes que não estavam na lista do nosso vocabulário gastronómico.

Queques de cenoura com molho de chocolate in
"as cinco cores da cozinha saudável" de Vânia Ribeiro
Pequenos truques também foram sendo aprendidos, coisas como: feijão deve ser consumido com uma fonte de hidratos de carbono pois assim o ferro é absorvido de forma mais eficiente e eu sei lá que mais...
Fui descobrindo youtubers com opções diferentes de cozinhar, pratos que fui arriscando e alguns dos quais tenho adicionados como preferidos.

Foi assim que fui de encontro com o canal da Vânia Ribeiro Made By Choices com os canais youtubers (Pick up limes) e Ella deliciously ella. Tudo o que elas faziam era absolutamente delicioso (claro está aparentemente). Uma verdadeira maravilha e sabem o que gostavam mais de ver e por isso nunca deixei de seguir? A alegria e prazer com que cozinhavam, o amor que transmitiam ao falarem e fazerem as suas receitas! Uma maravilha e convido-vos a espreitarem cada uma destas youtubers, pois tenho a certeza que vão gostar! 

O livro "As cinco cores da cozinha saudável" foi o meu primeiro livro do género. Como seguia o canal, adquirir o livro da autora pareceu ser o passo certo a seguir e não me arrependi. São várias as receitas que repetimos com sucesso cá em casa: "queques de cenoura com molho de chocolate" (a receita de eleição da minha filhota). O caril de legumes  e a bebida dourada são também duas receitas que gosto muito deste livro. Depois há uma que é repetida vezes sem conta cá em casa, mas que não está no livro e sim no canal da autora - hambúrgueres de feijão preto e o dahl de lentilhas.

Penso que vale muito a pena adquirir o livro e até ler a história de como tudo começou para esta autora. Curioso é que em várias histórias de vida, de autoras de culinária alternativa (vegan / vegetariana), tudo começa porque há um limite imposto por problemas de saúde graves e aí a vida vem e dá a volta e uma volta espetacular para elas, para a saúde delas e nossa !! 


214 páginas
Autora: Vânia Ribeiro
Editora: Lua de Papel

Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...