sábado, 23 de maio de 2020

Livros da Milly e Molly (ou Mini, Mena)


Nunca tinha escrito aqui acerca de um livro infantil (puramente infantil, para idades entre os 6 a 8 anos). Se há coleção de livros que adoro para os mais pequenos é esta - a da Milly e Molly. Atualmente e em português, estas meninas, personagens principais da história, passaram a chamar-se (não sei por carga de água) Mini e Mena...como se os nomes próprios fossem traduzíveis (quanto a mim não são mesmo e fica até um bocadinho descabido, mas enfim).
Conheci esta coleção de livros (pequenos na altura e maiores agora), porque sou professora e estagiei, à long long time ago :-), no 1º ano do 1º Ciclo. Depois disto ,a vida levou-me para outro Ciclo de ensino, mas neste preciso ano, inicial da minha vida enquanto professora, descobri estes pequenos livrinhos, tão preciosos.
O lema desta coleção de livros é "somos diferentes, mas sentimos o mesmo" e as personagens principais são duas amigas, aparentemente diferentes, mas que têm ideias iguais, sentimentos que se tocam, objetivos muitas vezes comuns.

Cada livro destes, tem um valor a ele associado, assim há livros que pretendem com a sua história passar o valor da responsabilidade social, o do respeito pela natureza, ou o da honestidade, enfim, uma série deles.
As ilustrações são uma ternura, as histórias muito interessantes e juntam sempre as duas amigas numa pequena aventura comum.

Por exemplo, num dos livros a história é que as duas meninas querem acampar fora da área ajardinada da sua casa...mas têm medo! Ora quando ultrapassam este medo e conseguem acampar, passam uma aventura na tenda numa zona perto da casa, mas fora dos portões que as poderiam proteger. Ao longo da noite as sombras do exterior parecem ser uns verdadeiros monstros que as vão devorar. No final,  com coragem (o valor da história), lá conseguem dormir.

Noutra das histórias na escola de Milly e Molly os meninos querem arranjar um parque infantil com escorregas e baloiços, mas a escola não tem dinheiro para tal. Então, Milly e Molly decidem juntar todos com um fim comum, fazerem bolachinhas, para juntar dinheiro e por fim comprar o tal parque infantil.

No presente ano letivo, fiquei novamente no 1º Ciclo e testei novamente a leitura destas histórias para sentir o impacto que tinha nos meus petizes cuja idade é por volta dos 7 a 8 anos. Lia uma história (que acaba por ser rápida e recheada de imagens) e depois pedia-lhes a ilustração da história ouvida. Passaram a adorar estas duas personagens! 
Como tinha poucos livrinhos destes, fui à procura deles na net, descobri que eram vendidos pela Wook a um preço muito razoável (3, 5 eur) cada história.



Já mais recentemente, fui à procura na OLX de livros que tivessem as histórias todas e consegui arranjá-los! São os que podem ver nas imagens e não estou nada arrependida com esta aquisição. De volta e meia, nas sessões online conto uma destas histórias e mostro-lhes as imagens...e continuam a gostar é claro! 

Considero as histórias infantis um excelente veículo de aprendizagem. Com uma história podem ser ensinados imensos conteúdos, sobretudo para o 1º Ciclo em que não há distinção de disciplinas (espalhadas por vários professores), mais ainda, as histórias/ouvir histórias é tão benéfico para estas idades mais tenras e eles adoram! São quebras de estados mais agitados, atividades que se podem e devem fazer até para incentivar a leitura.

Livros no site da wook










Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...