quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Esfera de Michael Crichton


Estão a ver aqueles livros cuja história visualizamos o tempo todo? Altamente susceptível de ser adaptada para cinema (como mais tarde, acabou por ser).  Volta, não volta, a maior parte dos livros de Michael Crichton, são adaptados para cinema e talvez "Parque Jurássico" seja o filme adaptado das obras dele, o mais conhecido.

Ora, como iniciei por dizer, se é susceptível de ser adaptado, provavelmente  porque é uma daquelas narrativas galopantes que nos tiram o fôlego a cada encruzilhada, ainda para mais, trata-se de ficção científica. Concluo que cada vez mais gosto do que escreveu este autor (infelizmente já falecido).

A história começa quando é encontrado um objeto não identificado no fundo do oceano, pacífico sul.  Tratava-se de uma esfera perfeita, dificilmente produzida por humanos, pelo menos com os conhecimentos atuais. É assim contratada uma equipa de cientistas das mais diversas áreas (antropólogo; zoóloga; matemático; biólogo marinho e um psicólogo) que tentam descortinar o que terá acontecido, qual a origem de tal objeto e para que fins se destina. É assim que descem até ao fundo do mar, onde permanecem, sem qualquer contacto com o exterior (são impedidos de telefonar ou contactar de alguma forma com as respetivas famílias) e a missão é mantida secreta da população em geral e apenas militares e governo sabem. Acompanhamos de perto Norman, o psicólogo do grupo, no filme interpretado por Dustin Hoffman, que de alguma forma é a personagem mais marcante e talvez se destaque de todos os outros.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay 

Até descobrirem alguma coisa e desvendarem minimamente aquele mistério, muitas coisas acontecem, mais uma vez, como é característico deste autor, o livro vai-se tornando num thriller psicológico, com conclusões que me pareceram muito interessantes e nada esperadas! Vão-se misturando momentos de suspense, em que temos vontade de passar página após página sem parar. Há verdadeiros monstros marinhos que vão aparecendo, criaturas que supostamente não deveriam ter a morfologia/fisiologia que apresentam e que tornam a história ainda mais emocionante.

Fartei-me de procurar o filme (que por vezes passa nos canais habituais da TV), mas não consegui, seja como for, vou tentando porque quero mesmo ver como ficou a adaptação.

O filme tem como atores: Dustin Hoffman; Sharon Stone e Samuel L. Jackson ...só por aqui já queria ver! 

Este é um livro velhinho, não sei se é possível encontrá-lo à venda, eu encontrei na Livraria Solidária da Boutique da Cultura e devo dizer que já adquiri a maior parte dos livros deste autor :-) é mesmo um género que me cativa.

Fica o trailer do filme para abrir o apetite:



Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Ansiedade;
  • Suspense;
  • Aventura;
  • Desconfiança;
  • Medo.
🌠Ler quando:

- Apetece ler algo que é um non stop incrível (ler sofregamente);

- Se gosta de ficção científica e de ciências em geral; 

- queremos intercalar com livros de leitura mais lenta;

- queremos ler livros que estejam adaptados ao cinema;

- se gostamos do meio marinho ou se pelo contrário queremos desafiar os nossos medos acerca das profundezas do mar.


Título: Esfera

346 páginas.

Autor: Michael Crichton

Editora: Publicações Europa América



literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...