Sinceramente até achei algo confuso, não tive realmente muita sorte pois tenho cá os livros da Sombra do Vento, dos quais só ouço coisas positivas e que este autor tem uma escrita extraordinária e que consegue elaborar histórias fantásticas...Marina é uma história bem escrita, sem sombra de dúvida, mas o enredo é muito estranho, pelo menos para mim foi.
Óscar é um rapaz orfão que vive num seminário perto de umas ruas esconsas, nos meandros da parte velha de Barcelona. O que mais gosta de fazer é escapulir-se do orfanato e meter-se nas ruelas com casarões decrépitos, com jardins há muito por arranjar e cheiro a esgotos e águas estagnadas. Um dia, nas suas voltas, Óscar encontra um casarão que lhe prende a atenção e é assim que conhece a família que passa a ser "sua" por uns tempos, a família de duas pessoas que se têm apenas um ao outro - Germán (o pai de Marina) e Marina.
Com Marina, Óscar aventura-se a partes ainda mais velhas e abandonadas de Barcelona onde encontram um velho barracão com algo que não estavam de todo à espera! Esta história envolve um cemitério e mortos ...ora que melhor para esta época?!
Esta história tem várias dentro dela!! Parece mesmo uma Matrioska, o livro é pequeno e ainda assim rico porque desenvolve a história de cada uma das personagens que vai surgindo e no fim temos uma rede de ligações que se torna compreensível, mas muito complexa e cheia de vibrações misteriosas e assustadoras, típico cenário de Halloween...toca, sem dúvida, no terror.
Sobressai uma história de amizade que passa a ser uma paixão (a de Óscar e Marina) e várias de amor que não acabam nada bem, muito dolorosas e sofridas...
Talvez, o que mais me prendeu e não esquecerei neste livro (afinal um livro marca-nos, se não o esquecermos facilmente) é a descrição da parte velha de Barcelona, tão nítida, tão vivida que parece estarmos ali também, par a par com os personagens, correndo e fugindo no mundo subterrâneo das canalizações velhas da cidade, ou observando, com os olhos de óscar, os casarões que quase caem de podres, outrora bem tratados, mas que agora parecem ser casas assombradas.
Diria que vale a pena ler e que é uma história diferente e sem dúvida bem escrita!
Emoções / sentimentos despertadas com este livro:
- Terror;
- Horror;
- Amor;
- Tristeza;
- Solidão;
- Ansiedade;
- Suspense;
- Aventura;
- Amizade;
- Medo.
- sentir vibes de Halloween :-)
- viajar por Barcelona sem sair do lugar;
- ler uma história que se abre como uma Matrioska revelando as histórias sucessivas atrás de cada uma das personagens.
- entrar numa história meio creepy.
Título: Marina
302 páginas.
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Planeta