domingo, 31 de julho de 2022

Cinco Dias em Paris de Danielle Steel

Gostei bastante desta história. Embora seja daquelas que se podem ler entre leituras mais pesadas, sem relevância excepcional , é agradável e vai sendo veloz a sua leitura.

Foi a primeira vez que li alguma coisa desta autora tão famosa. Percebi que sabe contar histórias muito bem. A leitura é fácil e simples e o enredo até podia ser uma história real, embora muito romanceada, mas que sabe muito bem ler!

Peter é um homem honesto e com valores que coloca acima de tudo, no entanto, pelo seu sogro e casamento, vai fazendo várias concessões até que surge o dia em que a sua integridade e valores são postos em causa. 

No meio multimilionário das farmacêuticas em que a pressão é enorme vê-se entre a espada e a parede...optará pela sua integridade e honestidade ou passará a linha do vermelho, vergando-se às vontades autoritárias do sogro e da mulher ?

Num encontro em Paris realizado no âmbito de trabalho, para o seu patrão (o próprio sogro), conhece uma mulher que o fascina e que reencontra (após alguns outros encontros casuais pelo Hotel) um dia à noite nadando na piscina. Esta mulher, de nome Olivia Thatcher, estava a passar uma temporada em Paris para desanuviar dos seus "fantasmas" pessoais. Com vários problemas surgidos no seu casamento, não se podia dizer que era uma esposa feliz, com a vida dos seus sonhos. De facto, sentia-se posta de lado pelo próprio marido, um ser político da ribalta ao qual só interessavam as câmaras e o aspeto que transparecia para o público em geral. É certo que desta forma, "solidão" era o nome do meio de Olivia Thatcher.

Cliché ou não, os dois acabam por se encontrar e ter grandes conversas, como se fossem grandes amigos e conhecidos há séculos. Na companhia um do outro, começam a sentir-se menos sós...e quiça, mais apaixonados.

Estas duas personagens têm de facto algumas coisas em comum, a primeira de todas - a solidão, o não ter ninguém que realmente os oiça e os veja - acaba por ser o motor que os atrai intensamente um para o outro. A segunda coisa em comum - o casamento de fachada, no qual permanecem por puro comodismo e desconhecimento que há possibilidades bem melhores do que se acomodarem.

O cenário - Paris - tem tudo para resultar certo neste livro (como poucas páginas :-).

Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Amor;
  • ternura;
  • paixão;
  • amizade;
  • desprezo;
  • manipulação;
  • aparências;
  • ilusões;
  • esperança.

🌠Ler quando:
nos apetece uma leitura leve e descontraída (q.b);
- precisamos de dar animo e alento à nossa vida;
- não nos conformamos com menos do que a felicidade;
- sentimos que precisamos de bater o pé e afirmar a nossa verdade;
- acreditamos que há amores apaixonantes e intensos.


Título: Cinco Dias em Paris 

205 páginas.

Autor: Danielle Stelle 

Editora: Bertrand

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Desafio Summerbook Bingo (2022)

 Bem, eu que nunca entro em desafios literários (ou muito raramente), desta vez apeteceu-me ...

Então resolvi aceitar o desafio feito pela Dora Santos Marques, do Books and Movies que sigo já há algum tempo e de que gosto bastante! 

Já li algumas das categorias (poucas!!) e até agora foram todos ótimos livros lidos! Valeram bem a pena e o bom destes desafios é que vamos tirar livros ao "baú" ou seja, olhamos para aqueles que permaneciam eternamente nas estantes e que nunca lhe pegávamos, sendo que provavelmente este seja um dos objetivos, certo?! 

E quantos é que eu já li? Ora, a minha lentidão habitual permitiu-me ler apenas 4 livrinhos de que gostei (uns mais do que outros):

- A trilogia de Nova York de Paul Auster - (categoria 1: Onde gostarias de passar férias - NY :-). Embora eu saiba que há muita miséria, solidão e tristeza por aquelas bandas...mas está nos meus planos conhecer Manhattan! Livro de 3 contos que mereceu 3 estrelas...houve momentos em que gostei imenso, outros chatos como tudo...

- Na categoria "livro que vais levar contigo" (no caso de irmos passar férias a um local qualquer que não a residência, li Verity de Colleen Hoover. Gostei mas não o suficiente para lhe dar 5 estrelas. Ficou-se pelas 4 estrelinhas e não foram muito gordinhas...

- As pequenas memórias de José Saramago entrou para a categoria "livro enguiçado", já o tinha nas minhas estantes há bastante tempo (este e outros de Saramago) e não lhe pegava. Parvoíce minha porque foi delicioso, gostei de coração cheio! Dei-lhe 5 estrelas cheias.

- Terminei há bem pouco tempo o livro que escolhi para "Livro que a Dora adorou" (4) e com este preenchi uma linha yesss :-). Trata-se dos Sete Maridos de Evelyn Hugo. Super rápido de se ler, autenticamente de entreter, mas sem contudo passar algumas mensagens bem pertinentes. 4 estrelas gordinhas :-).

- Estou em progressão no "autor com quem lancharias" Longa Pétala de Mar de Isabel Allende sem dúvida, por ser uma das autoras que aprecio mais! Os livros dela são daqueles que me fazem mesmo vibrar, extraordinária escrita e de fazer saltar emoções como só os escritores latinos conseguem (bem se calhar estou a exagerar).

O balanço é tão positivo!! Penso que não conseguiria ler tanto em pouco tempo se não fosse este desafio! 

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...