segunda-feira, 31 de maio de 2021

Segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker

 Há quem diga que este livro é um dos primeiros a ler, um "clássico" de quem ler sobre educação financeira. 
A tendência que tenho para me "educar financeiramente falando" é muito recente. Desde que percebi que a nossa riqueza ou pobreza está mais dependente da nossa mente e escolhas que fazemos do que propriamente das "condicionantes da vida",  tento lançar-me a tudo o que mexe sobre o assunto (bem, tudo o que mexe não tanto, mas procuro estudar sobre o assunto...).

Como também oiço youtubers que falam sobre finanças e que aconselham livros desta área, esta leitura foi uma das primeiras que me foi aconselhada e há muito que andava para a ler. Não me arrependi, e fiquei muitíssimo espantada ao perceber que o autor abordava a temática quase sob ponto de vista espiritual, como se tratasse até de uma questão energética WOW. Claro que me prendeu desde logo! 

Conseguimos ler coisas como:

"Quando fazemos uma declaração em voz alta, a energia que ela liberta vibra por todas as células do nosso corpo".

"Em vez de economizar para tempos de vacas magras concentre-se um guardar para os dias felizes, ou para o dia em que alcançar a liberdade financeira. Nesta caso segundo a lei da intenção, é exatamente isso que obterá."

Portanto o livro segue por aqui e caminha por uma série de princípios e declarações que quanto a mim, fazem todo o sentido e são como esta declaração aqui abaixo:

Observo os meus pensamentos e só alimento aqueles que me fortalecem.

Agora diga:

Tenho uma mente milionária!

Ok, para muitos isto pode ser conversa de tótó típica de livro de auto ajuda e se calhar até é! Mas, desde a primeira à última página, este livro coincidiu com o que penso e conduz quem o lê a alcançar objetivos determinados, ou antes constrói toda uma mindset para concretizar objetivos concretos da área financeira. Sente-se aqui alguma persistência e insistência em algumas linhas que não deixam de ser úteis até para outros campos da vida, até porque o dinheiro não deixa de ser assim uma espécie de energia que atraímos, ou não, consoante os nossos próprios pensamentos. Tal como estes condicionam outro tipo de coisas que atraímos, ou não, para as nossas vidas.

"Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados."

O estar de bem com a vida, ter objetivos bem determinados, abençoar o que se tem ou quem tem o que desejamos também, afastarmo-nos de quem é tóxico (pensamentos que nos condicionam ou nos limitam), ser alegre e grato pelas pequenas e grandes conquistas...sim, sim, agora está mesmo a parecer um livro de desenvolvimento pessoal e espiritual, mas soube-me muitíssimo bem ler e é daqueles que se pode repetir em partes ou no todo e se deve sublinhar, reter e apontar, grafitar e post it tar :-).


Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Persistência;
  • Positividade;
  • Confiança;
  • Capacidade;
  • Determinação;
  • Tenacidade.

🌠Ler quando:

- Acredita que os seus objetivos e determinações dependem mais de si do que de outras condicionantes da vida;

- Não acredita que é capaz de alcançar algo;

- Precisa de coragem e determinação para começar a orientar as suas finanças;

- Tem objetivos claros e não sabe como concretizá-los;

- Acredita que é capaz de alcançar a independência financeira;

- Não percebe como a nossa educação e limitações nos condicionam e impedem de concretizar objetivos grandiosos.

Fica aqui um vídeo da Arata Academy (que eu aconselho vivamente mesmo para outros assuntos).

Título: Os segredos da mente milionária

Comprar pela WOOK (link de afiliado)

229 páginas

Autor: T. Harv Eker

Editora: Marcador




sexta-feira, 28 de maio de 2021

Célula Adormecida de Nuno Nepomuceno

 

Já tinha ouvido falar muito bem dos livros deste autor, orgulhosamente para todos nós, português! 

Esta história acompanha várias personagens, contando pouco a pouco o percurso, ou se quiserem, o passado de todas elas. Dá-nos uma perspetiva do que é estar na pele de pessoas que chegam à Europa com "uma mão à frente e outra atrás", migrantes, literalmente com apenas a roupa que têm no corpo, na tentativa de alcançarem uma vida melhor. Uma vida sem conflitos; com pão à mesa; com trabalho; com condições para viver e não apenas sobreviver. A pergunta que coloco sempre é...se eu estivesse naquelas condições, não faria o mesmo? Não tentaria atravessar o mar, sob pena de morrer, para tentar viver, em vez de sobreviver? 

Sentimos como nascem aquelas emoções tão negativas, como é o medo, a revolta e por último o ódio e a injustiça...quase que é palpável que podia acontecer a qualquer um, ser humano, se estivesse nas mesmas condições. Tudo depende das escolhas que fazemos no momento. Por vezes, não temos o discernimento ou a capacidade de fazer as escolhas mais acertadas, mais pacíficas...talvez seja isso que nos diferencia, talvez nada mais do que isso.

A par de tudo isto Afonso Catalão, especialista em Ciência Política e Estudos Orientais vai investigar o que realmente se passou quando um seu aluno - Ibrahim se barrica num autocarro em pleno Marquês de Pombal, Lisboa e faz explodir uma bomba matando os seus passageiros e deixando depois surpreendido o próprio Afonso Catalão...o seu aluno, que transformação ele teria passado ? Não o reconhecia capaz de um atentado, quem estaria por detrás daquele atentado?! 

O que mais me impressionou foi a história de Sarita que, com a sua família, vem da Síria, atravessando o Mar Egeu (Grécia) para a Europa. Acompanhamos a simplicidade desta família, o amor pelas tradições que têm, a sua cultura árabe, o respeito que têm uns pelos outros, e acima de tudo por Alá ao qual dirigem as suas preces com um amor profundo e respeito imenso. Abominam a violência e vivem com o duro trabalho do dia-à-dia, sempre com boa disposição, com alegria de estarem juntos...bem nem todos, o irmão de Sarita, vê-se em revolta, numa angústia completa e conseguimos compreender a razão de tais sentimentos.

Ao mesmo tempo, Catalão vai descrevendo o seu próprio percurso e a sua passagem por Istambul. O seu enorme amor - Fatima, pela qual se converte ao Islamismo. Mas os corvos são sinal de mau presságio, como diz Catalão, pelo que ao longo do livro, vão acontecendo várias desgraças que no fim se ligam num entrelaçado de encontros e desencontros. As razões para determinados acontecimentos, afinal não eram o que aparentavam ser...

Gostei imenso da escrita do autor, da história e de entrar nesta forma de ser árabe. 

O conhecimento é de facto o que separa as pessoas da ignorância e a ignorância pode proteger-nos de muitas associações estúpidas e até perigosas. É claro que já tenho todos (menos o último) livros da série Afonso Catalão e um destes dias, com toda a certeza darei continuidade a estas leituras.

Ahh já agora, gostei também do jeito pacífico, alentejano e também simples deste agente secreto :-).

Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Empatia;
  • Humildade;
  • Simplicidade;
  • Injustiça;
  • Raiva;
  • Incompreensão.

🌠Ler quando:

- Quer aprender mais sobre outras culturas (particularmente a árabe);

- Precisa de entender que a humanidade é uma só;

- É importante pôr-se ma pele dos outros (sentir o que o outro sente);

- Se anda baralhado de ideias e confunde-se religião com qualquer forma de agressão e violência contra si e contra os outros;

- Precisa de entender que todas as religiões e culturas têm um fundo bom e merecem ser respeitadas e compreendidas;

- É importante verificar que devemos respeitar e entender as tradições de outros povos e culturas e ao fazê-lo estamos a ser mais humanos.


Fica a aqui um site onde podem ouvir alguns episódios deste livro (podcast)

Ficheiros Catalão

Outros livros desta série:

Pecados Santos (2º da série)

A Última Ceia (3º da série)

A Morte do Papa (4º da série) 

O  Cardeal (5º da série)


Título: Célula Adormecida

Comprar pela WOOK (link de afiliado)

460 páginas

Autor: Nuno Nepomuceno

Editora: Cultura Editora





literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...