Cheia de ensinamentos que só poderiam ser do Oriente (e atenção que escrevo isto com uma carga muito muito positiva), diz-nos que tudo o que não é usado durante muito tempo, estagna, a energia dessas coisas fica parada o que não é nada benéfico para a nossa vida em casa (e não só). Algumas das coisas que diz tocam no Feng Shui que também aprecio imenso e acerca do qual procuro informar-me...é um mundo de conhecimentos e que realmente fazem sentido. Quem nunca sentiu paz interior quando determinado espaço das nossas casas que estava caótico, após revolução de arrumação e despejo de objetos que já nada nos dizem, fica miraculosamente mais vazio, espaçoso, organizado, enfim "respirável"?
" Um prato recebido como prenda de casamento ainda dentro da caixa em cima da cristaleira. Um porta-chaves que recebeu como lembrança de um amigo guardado numa gaveta. Incenso com cheiro peculiar que lhe foi oferecido pelos colegas no seu aniversário.
O que têm estas coisas de comum? Foram presentes (...)A maioria destes presentes permanece fechada ou foi usada apenas uma vez. Admita-o. Simplesmente não se adequam ao seu gosto. O verdadeiro propósito de um presente é ser recebido. Os presentes não são "coisas", mas um meio de transmitir sentimentos de alguém. Visto dessa perspetiva não precisa de se sentir culpado por por deitar fora um presente." in "Arrume a sua casa, arrume a sua vida" de Marie Kondo.
Há uma técnica de arrumar a sua casa, até de dobrar as suas roupas, Marie Kondo ensina tudo isto e até explica bem o porquê de proceder desta forma. Primeiro começa a empilhar todas (mesmo todas) as roupas existentes na casa a arrumar e depois vai indo - livros e tal e tal e por fim os restantes objetos, as quinquilharias.
Vale a pena para quem gosta do tema da organização e arrumação (que é o meu caso). Uma perspetiva muito oriental (Japonesa) de como deve ser o espaço que habitamos, muito "clean".
Há também imensos videos no youtube onde a autora é entrevistada ou explica o seu método, aplicando na casa de várias pessoas, e aqui fica:
Editora: Pergaminho
160 páginas