quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A história de Lupita de Laura Esquivel - último livro lido

Laura Esquível costumava ser a minha autora preferida. Depois de ter lido (há long time ago) "Como Água para Chocolate", fiquei rendida e absolutamente fã desta autora.
"A História de Lupita" tem ainda muito da escrita dela e consigo perceber "notas" parecidas, no entanto, não me encantou. Relata a história de uma mulher mexicana que sofre um abuso por parte do padrasto, quando ainda era pequena e que na verdade nunca se endireitou a partir daí. Lupita abusa do álcool e percebemos que é para apagar memórias tristes e arranjar coragem para enfrentar determinadas situações. O livro vai andando para trás na vida de Lupita e relacionando os acontecimentos atuais com o passado de Lupita.
Esta mulher gosta de passar a ferro, de dançar, de sentir cheiros no ar e apenas com aromas sentidos identifica pessoas e acontecimentos, ou outras coisas curiosas que misturam muitas tradições mexicanas e algumas histórias dos verdadeiros mandantes no México (ligados aos cartéis de droga). Acontecem momentos trágicos na vida de Lupita que ainda a tornam mais fragilizada e uma vítima fácil do álcool e logo ao princípio do livro ela é a única testemunha de um homicídio misterioso o qual vai descortinando pouco a pouco com a sua perspicácia e capacidade para compreender de que forma é que os acontecimentos estão ligados... e curiosamente, chega a conclusão de que está mesmo tudo ligado. 
E mais não digo porque o spoiler é muito feio para quem quer descobrir por si próprio os mistérios insondáveis das histórias que se escrevem e de quem as escreve.

Lê-se bem até porque tem uma letra enorme, poucas páginas e é relaxante para quem usa óculos e já tem problemas de ver ao perto :-). Mas, diria que não é dos meus preferidos dela e não me cativou sofregamente até ao fim. 

Mas, ainda tenho para mim que autores da America Latina têm uma mistica muito especial na sua escrita, não sei se é do ambiente, do clima, da vegetação das tradições daquelas partes, sei que são sempre maravilhosos na sua escrita ...veja-se Isabel Allende, caramba, sou só eu que acho-a fantástica? Sublime no que escreve ?? Da Laura Esquível se ainda não leram nada, comecem com "Como água para chocolate" Ou ""Tão veloz como o desejo".

Autora: Laura Esquivel
Editora: ASA
224 páginas


Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...