sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O tempo Entre Costuras de Maria Dueñas

Acabadinho de ler - Tempo Entre Costuras de Maria Dueñas e com aquela sensação de: "ohhh, já acabou?!", não obstante de serem 600 e tal páginas. Que livraço! Adorei!! 
Sira Quiroga é filha de uma modesta modista madrilena (gira conjugação). Mãe e filha costuram para a D. Manuela, dona de um atelier de costura na cidade de Madrid, instalado num bairro com mais prestigio do que o bairro humilde onde vivem Sira e a sua mãe.

Sira começa por ser uma mulher que vai indo na maré da vida e acaba por ser a própria maré em alto mar, cheia de garra, segura de si, certa no que quer no final das contas - ou seja, grande mulher que se afirma e que aprende com as grandes quedas que foi tendo devido a algumas escolhas que fez. Acaba por ser a sua maior vocação - a de ser costureira - que lhe permite sempre seguir em frente e ultrapassar as dificuldades que vão surgindo.

O cenário temporal abarca os tempos conturbados do início e meados da II Guerra Mundial e o tempo em que Franco está no poder de Espanha e se perfila uma possível aliança com os Alemães, pouco tempo depois de Espanha ter passado pela sua história destrutiva de guerra civil. Aprendi bastante com o livro, pois há factos históricos que ou desconhecia ou já não me recordava de ter dado na escola (e se é que dei...).

O livro é viciante e lê-se muito rapidamente, eu é que nem sempre consegui ter tempo para o ler, pois há trabalho para além das leituras :-). Mas, flui extraordinariamente bem e a escrita de Maria Dueñas é maravilhosa, fazendo sempre comparações que me levaram a sorrir muito sozinha e dizer várias vezes de mim para mim " brutal", "espetacular" ...não digo, nem desvendo mais nada, pois muito já foi desvendado e o interessante é partir para esta leitura sem saber nada.

Algures no booktube, ouvi dizer que era talvez por ser uma escritora latina e eu não podia estar mais de acordo! Chego sempre à conclusão de que os escritores latinos são fantásticos e penso que os meus preferidos, há um toque quase mágico na escrita deles, envolvente, quente e muitas vezes parei e pensei: caramba como é possível?! Estou a visualizar tudo, parece que estou dentro da história, vejo os cenários, as personagens, quase que se podem cheirar os aromas (e aqui são muitos pois parte da história passa-se em Marrocos). Um deslumbre!

Há série também e assim que descobri quis ver. Ainda não a vi, mas vou fazer os possíveis pois penso que está muito bem adaptada. É da Netflix e não esquecer que o primeiro mês é grátis e sem compromissos! 

Autor: Maria Dueñas
Editora: Porto Editora
620 páginas

Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...