sexta-feira, 31 de julho de 2020

Ainda Estou Viva de Han Eun-Mi









"Ainda Estou Viva" é um relato cruel, mas infelizmente verdadeiro de uma norte coreana que consegue fugir e ir viver para a Coreia do Sul. 

Para quem não tem "estômago forte" este livro não é de facto recomendado, mas para quem quer saber um pouco mais no que se passa naquela terra tão estranha deve mesmo ler, pois é quase surreal que exista ainda um território onde se passam tantas coisas desumanas! Sim, bem sei que não é o único local da Terra onde existem coisas que já não se deveriam passar, muito desgraçadamente para a evolução do ser humano! 

Han Eun-Mi nasceu numa família que não sendo rica, vivia de forma razoável (classe média baixa ou equivalente a isto). A mãe de Eun-Mi, depois de ter sido (em solteira) professora (com um salário razoável), passou a vender bolos de arroz no mercado (baixando consideravelmente o seu rendimento) e o pai, trabalhava numa fábrica. 
Quando o país entrou numa grande crise e as rações alimentares (?!), com as quais a maioria das famílias menos abastadas contava, terminaram, a família de Han Eun-Mi reduziu drasticamente as suas possibilidades de sobrevivência, é isso mesmo, sobrevivência, o sustento/alimentação do dia-a-dia, já não se tratava de "viver", mas de "sobreviver"! Entretanto o pai da autora, deixou também de fazer as mesmas horas na fábrica onde trabalhava por ter magoado, severamente uma das pernas num acidente de trabalho. 

A dada altura, esta família de 4 pessoas (porque a autora tinha também uma irmã mais nova), passa fome e faz de tudo só para arranjar as refeições diárias (inclusivé, chegam a comer restos de couve deixada pelos vizinhos!). 

É extremamente sofredor e angustiante este retrato que Han Eun-Mi nos deixa, mas ao mesmo tempo, passa a ideia de que há esperança ainda assim...pelo menos para ela existiu, caso contrário não teríamos acesso a nada do que escreveu (já se sabe, pois...).  A autora demonstra sempre uma grande determinação e força de vontade, muito embora sejam gigantes os obstáculos pelos quais passa, pois consegue fugir, primeiro para a China depois, finalmente, para a Coreia do Sul. 

Ao longo deste duro percurso, Han Eun - Mi passa por duríssimas condições de campos de trabalho forçado, só para ganhar o sustento e a sobrevivência, tem um filho de um homem que faz dela a sua escrava (na China) e consegue, de forma gloriosa, escapar-se para a Coreia do Sul onde passa a ter sonhos e uma vida dita "normal". E não se trata de ficção, mas sim da vida real, ao vivo e a cores, que incrivelmente é mais dura do que qualquer drama ficcional. 
Após tudo isto, considero-me uma sortuda, feliz da vida por ter nascido neste país, livre, onde há a possibilidade de se ganhar sustento de forma justa, onde temos qualidade de vida, pelo menos acesso a ela para a maioria de quem cá vive.

Pois, mas ainda não é assim para muitas regiões deste planeta Terra onde animais são mais humanos do que os próprios humanos...

O livro tem ilustrações bem bonitas que nos vão dando imagens visuais (tristes, muito tristes) de algumas cenas da vida de Han Eun-Mi. É um livro pequeno, mas sinceramente, difícil de se ler. 
Se vale a pena? Muito a pena! Ao menos abre-nos os olhos para algumas realidades!

Só consegui dar-lhe 4 estrelas no GoodReads pois às tantas tornou-se muito "mais do mesmo" angustiante e sofrido, mas se calhar, não poderia ser de outra forma, pois trata-se do que foi real para a autora. Desejo-lhe a concretização dos seus maiores sonhos em território livre e que permite aos seres humanos, serem humanos.

Assim que me for possível e tiver este livro (pelos vistos outro relato de uma fugitiva da Coreia do Norte) "Porque Escolhi Viver" de Yeonmi Park vou lê-lo também, pois parece ter recebido críticas muito positivas e é um acrescento acerca das condições de vida na Coreia do Norte.


173 páginas
Autor: Han Eun-Mi
Editora: ASA






Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...