sábado, 9 de janeiro de 2021

Testamento de Maria de Colm Tóibím

 Não conhecia mesmo este autor, e este livro, bem pequeno, foi comprado naquelas pesquisas que eu costumo fazer na WOOK, em livros muito baratinhos (pesquisa pelo preço mais baixo). Não sei porquê, este chamou-me a atenção e nem sei bem se na altura terei compreendido de que se tratava. Passado um ano, lá o li!

Trata-se da visão de Maria, mãe de Jesus, nos últimos dias antes da morte crucificado na cruz. Retrata uma mulher profundamente só, profundamente angustiada, profundamente triste, pela morte do filho e por viver numa situação de medo permanente. 

É um livro pequeno, mas muito duro, porque nos dá uma perspetiva à qual não estamos habituados quando falamos da vida de Jesus, quando lemos acerca da sua família. 

É claro que é uma história ficcionada, mas não sabemos como foram de facto os sentimentos de uma mãe (como outra mãe qualquer e sem a idealização que todos fazemos acerca de Nossa Senhora, mãe de Jesus), sobre a dor do seu filho, e o martírio que foi ver o seu filho pregado na cruz. 

Somos confrontados com as emoções de Maria e quase que há uma certa intimidade entre a personagem e o leitor, fala-nos quase "ao ouvido". A história toda é contada numa espécie de sussurro, às escondidas,  pois Maria sente-se constantemente perseguida. 

É-nos passada a ideia de que Pilatos não seria o principal carrasco de Jesus, mas sim todo povo que o condena à viva voz.

A capa, branca com o título a dourado,  é sóbria, simples e quase minimalista (não fossem as letras de um trecho de texto que contem).

É um livro diferente, porque eu não estava à espera, mas abriu-me a consciência para o que terá sentido de facto Maria, uma mãe, quando esteve perante aquele horror todo. Se o por alturas do Natal, bom para se ler nesta época.

" Ele era esse menino que eu dera à luz e agora estava mais indefeso que nunca. Quando era recém-nascido e eu pegava nele ao colo e velava por ele, meus pensamentos eram perpassados pela ideia de que, eu teria alguém para velar por mim quando estivesse a morrer, para cuidar do meu corpo depois de morrer."

Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Angústia;
  • Desespero;
  • Compaixão;
  • Amor;
  • Drama.
🌠Ler quando:

- Não percebe o que é o sentimento de uma mãe com o sofrimento do filho.

- Não compreende o que é o sentimento de perseguição.

- Não entende o que é estar inseguro.

- Quer ter uma perspetiva diferente do que foi ser mãe de Jesus.


109 páginas

Autor: Colm Tóibím

Editora: Bertrand    

Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...