Não conhecia mesmo este autor, e este livro, bem pequeno, foi comprado naquelas pesquisas que eu costumo fazer na WOOK, em livros muito baratinhos (pesquisa pelo preço mais baixo). Não sei porquê, este chamou-me a atenção e nem sei bem se na altura terei compreendido de que se tratava. Passado um ano, lá o li!
Trata-se da visão de Maria, mãe de Jesus, nos últimos dias antes da morte crucificado na cruz. Retrata uma mulher profundamente só, profundamente angustiada, profundamente triste, pela morte do filho e por viver numa situação de medo permanente.
É um livro pequeno, mas muito duro, porque nos dá uma perspetiva à qual não estamos habituados quando falamos da vida de Jesus, quando lemos acerca da sua família.
É-nos passada a ideia de que Pilatos não seria o principal carrasco de Jesus, mas sim todo povo que o condena à viva voz.
A capa, branca com o título a dourado, é sóbria, simples e quase minimalista (não fossem as letras de um trecho de texto que contem).
É um livro diferente, porque eu não estava à espera, mas abriu-me a consciência para o que terá sentido de facto Maria, uma mãe, quando esteve perante aquele horror todo. Se o por alturas do Natal, bom para se ler nesta época.
Emoções / sentimentos despertadas com este livro:
- Angústia;
- Desespero;
- Compaixão;
- Amor;
- Drama.
- Não percebe o que é o sentimento de uma mãe com o sofrimento do filho.
- Não compreende o que é o sentimento de perseguição.
- Não entende o que é estar inseguro.
- Quer ter uma perspetiva diferente do que foi ser mãe de Jesus.
109 páginas
Autor: Colm Tóibím
Sem comentários:
Enviar um comentário