domingo, 28 de março de 2021

Um dia naquele inverno de Sveva Casati Mondignani


 Quando começa a história, Leónie é uma bela mulher na casa dos 40 e tal, mas ao longo de vários capítulos curtos que se leem muito bem, o passado vai sendo intercalado com o presente.

Este romance é mais um daqueles que conseguem aquecer o coração, bem ao jeito de Sveva. É uma história de família, que percorre várias gerações e nos vai mostrando a personalidade de cada um dos membros Cantoni.

Nem todos os que dela fazem parte pertencem a uma classe rica e abastada desde o berço. Alguns, foram crescendo a pulso e conquistando o seu lugar na empresa e residência que agora é palco da história. Leónie é uma dessas personagens com uma infância pobre e difícil, mas que acaba por conquistar o coração de Guido seu marido e único filho do empresário que detém a o "império" das torneiras, fonte de riqueza e herança de família. No entanto, há muitos segredos nesta família que são camuflados ou escondidos ao longo dos anos e acabam por ser conhecidos, não pelos protagonistas, mas sempre por outras bocas que vão contando as histórias marcantes, ao longo do tempo, com este ou aquele personagem.

Leónie acaba por ter os seus segredos também e o maior deles é que no dia 22 de dezembro, desaparece misteriosamente, faça chuva ou faça sol, para aparecer no dia seguinte ou no próprio dia, mais radiosa do que nunca. Esta é uma mulher devota à família que se vai tornando, quase de ano após ano, cada vez maior, para alegria dos mais velhos e do seu próprio marido.

Leónie adora a família que tem, os sogros e marido, os filhos...mas há sempre um senão no relacionamento com Guido...é que também este esconde os seus segredos que só anos mais tarde acabam por ser desvendados pelo sogro de Leónie.

Ao longo desta saga familiar vamos também percebendo como foi a infância triste de Leónie e como esta moldou o seu futuro. Ela prometeu a si própria, desde tenra idade, que iria ter uma grande família, iria amar e ser amada. E consegue isso muito bem...não fosse aquela pedrinha no sapato, aquele grande segredo que esconde e que se repete todos os dias 22 de dezembro, ano após ano.

Todos vão fazendo as suas escolhas nesta história, todos vão optando por seguir para um lado ou para o outro e penso que a maior escolha será revelada ao fim do livro. 

As relações entre todos os familiares, o amor que é transferido de geração para geração, não obstante o feitio difícil de alguns dos seus personagens, o aceitar o outro como ele é e ultrapassar as dificuldades e maldades da vida foi o que me soube melhor. E é sempre muito curioso que no fim dos livros desta autora fico sempre com um vazio, que me parece ser o ter de desapegar daquelas personagens. Sim sim, parece que fico mesmo com saudade dos seus protagonistas, porque Sveva Mondignani tem o poder de criar histórias nas quais fazemos parte da própria família.

Já li vários dos livros da autora e acho que não existiu um que não gostasse! A sério, que delícia de romances 💓


Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Conforto;
  • Aconchego;
  • Calor no coração;
  • Amor;
  • Esperança;
  • Determinação.

🌠Ler quando:

- quer aquecer o coração;

- quer sentir o amor de uma família;

- precisa de uma história leve e quente para intercalar com uma outra história pesada e fria;

- pensa que só os "já ricos" podem ser ricos e que os pobres, continuarão pobres para toda a vida.


381 páginas

Autora: Sveva Casati Mondignani

Editora: Porto Editora


Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...