Uma tripulação de astronautas partiu da Terra, mais precisamente de África, em direção a um local, fora do sistema solar, que pudesse ter água. Era urgente descobrir água para levá-la para a Terra. Este nosso querido planeta, nesta história, está pelas ruas da amargura, triste e com uma grande falta de água, muitos incêndios, secas e destruição da camada de ozono:
"Também sobre as cidades, um halo cor-de-rosa, às vezes avermelhado, mostrava que poluição atmosférica, que tornava o ar envenenado e fazia aquecer todo o planeta, porque destruía a camada de ozono que protege a Terra. De ano para ano, os cientistas vinham notando que o buraco da camada de ozono, provocado pela poluição e pelos incêndios, tornava a Terra mais quente e mais indefesa."
Ítaca - 3000 é a nave que os leva para fora do sistema solar, mas o problema é que Ítaca se desvia da rota original e vai parar a um planeta branco, fora do sistema solar e muito distante, dir-se-ia tão distante, que poderia tratar-se de uma outra realidade, uma realidade paralela! Na Terra já ninguém tinha esperança de contactar novamente com a tripulação de Ítaca, consideravam que a nave se tinha evaporado no espaço, sem deixar rasto...quando de repente, surge novamente contacto com a base em África.
Os astronautas regressaram a Terra, com indicação de uma possível rota correta para um outro planeta onde haveria a esperança de obter água, esse líquido precioso que agora tanta falta fazia no nosso planeta.
O estranho, no meio disto tudo, era que os astronautas daquela tripulação, pouco se lembravam do que tinha acontecido!
É um livro pequeno, que se lê muito bem, dirigido a uma faixa etária dos 8-12 anos e que aborda alguns temas pertinentes como a degradação do planeta e a urgência de o proteger, assim como a possibilidade de esgotamento de recursos tão essenciais como o oxigénio no ar atmosférico e a água.
Gostei bastante de o ler, uma vez que por vezes, não é fácil encontrar livros infantojuvenis que abordem as problemáticas ambientais para estas idades.
Embora as ilustrações não sejam fantásticas, acompanham muito bem o texto da história.
palavras do livro que despertaram, em mim, outras palavras:
- Universo;
- Viagens espaciais;
- Naves;
- Seca;
- Proteção ambiental;
- Viagens no tempo;
- Esperança e fé.
🌠Ler quando:
- se gostas de livros de ficção científica;
- se tem entre 8 a 100 anos :-), mas também pode ser dos 8 aos 12 anos;
- se te preocupas com o ambiente;
- se tens esperança na proteção e conservação do ambiente;
- se acreditas que há vida noutros sistemas solares.
Título: O Planeta Branco
87 páginas.
Autor: Miguel Sousa Tavares com ilustrações de Rui Sousa
Editora: Oficina do Livro
Sem comentários:
Enviar um comentário