segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Histórias num admirável...mundo invisível de Maria Amélia Loução




Este fantástico livro ensina ciências "a brincar", mais especificamente, fala-nos sobre: solo,  microrganismos lá existentes, árvores e associações tão importantes, entre as raízes e as bactérias que lhes são benéficas. Com uma linguagem bem adaptada a crianças, talvez entre os 8 e os 11 anos, vai passando a ideia de que existe uma enorme biodiversidade nos solos e que ela é extremamente importante para o equilíbrio da vida. E engraçado é que até as bactérias "más" são mostradas como tendo que existir sendo até, através delas, que as raízes conseguem produzir determinados repelentes muito úteis em lutas de defesa posteriores. Assim, estes produtos produzidos pelas raízes, "mal cheirosos" conseguem defender as "bactérias boas" e até as próprias raízes das árvores!

Não são muitos (pelo menos que eu tenha conhecimento) os livros que ensinam ciências através de histórias e quando encontro algum assim, bem escrito e com ilustrações bem pitorescas e adaptadas à história, dou-lhe um enorme valor.

A história começa com o encontro de três crianças (primos) e que descobrem, no sótão da avó (desconfio que da própria autora :-), uma pequena caixa que os transporta para diferentes épocas da humanidade. Depois, para introduzir a parte da "microbiolândia", a avó conta aos netos histórias que comprovam a maravilha da natureza e em que, na maior parte das vezes, há associações leais entre seres vivos. E, desta forma, as crianças vão ouvido aventuras que se passam num mundo de raízes e bactérias no solo.

No final do livro ainda há lugar para alguns jogos e destaque para uma espécie de glossário científico.

A autora deste livro tem um longo currículo na área biologia e é atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia. São diversas as publicações de Maria Amélia Loução tal como este artigo que se pode ler aqui sobre a biodiversidade.

Encontrei também um vídeo, bem interessante, em que a autora Maria Amélia Loução (que é autora de diversos livros de caracter científico - não infantis) é entrevistada sobre a biodiversidade e a sua enorme importância, até para o combate às alterações climáticas.


palavras do livro que despertaram, em mim, outras palavras:

  • Biodiversidade.
  • Ecologia.
  • Redes.
  • Simbioses.
  • Bactérias patogénicas.
  • Bactérias benéficas.

🌠Ler para:

- Aprender mais sobre o solo.

-Dar valor aos microrganismos do solo.

-Compreender que há associações que trazem benefícios para as raízes e para as bactérias do solo.

- Ler uma história pedagógica a crianças dos 8 aos 12 anos (e para todos os outros também).

-Aprender sobre ciências em geral e ainda fazer uns jogos no final :-).

- Fortalecer laços entre avós e netos.


Título: Histórias num admirável...mundo invisível.

42 páginas.

Autor: Maria Amélia Loução.

Ilustrações de Sandra Serra

Editora: Flamingo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...