Não são muitos (pelo menos que eu tenha conhecimento) os livros que ensinam ciências através de histórias e quando encontro algum assim, bem escrito e com ilustrações bem pitorescas e adaptadas à história, dou-lhe um enorme valor.
A história começa com o encontro de três crianças (primos) e que descobrem, no sótão da avó (desconfio que da própria autora :-), uma pequena caixa que os transporta para diferentes épocas da humanidade. Depois, para introduzir a parte da "microbiolândia", a avó conta aos netos histórias que comprovam a maravilha da natureza e em que, na maior parte das vezes, há associações leais entre seres vivos. E, desta forma, as crianças vão ouvido aventuras que se passam num mundo de raízes e bactérias no solo.
No final do livro ainda há lugar para alguns jogos e destaque para uma espécie de glossário científico.
A autora deste livro tem um longo currículo na área biologia e é atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia. São diversas as publicações de Maria Amélia Loução tal como este artigo que se pode ler aqui sobre a biodiversidade.
Encontrei também um vídeo, bem interessante, em que a autora Maria Amélia Loução (que é autora de diversos livros de caracter científico - não infantis) é entrevistada sobre a biodiversidade e a sua enorme importância, até para o combate às alterações climáticas.
palavras do livro que despertaram, em mim, outras palavras:
- Biodiversidade.
- Ecologia.
- Redes.
- Simbioses.
- Bactérias patogénicas.
- Bactérias benéficas.
🌠Ler para:
- Aprender mais sobre o solo.
-Dar valor aos microrganismos do solo.
-Compreender que há associações que trazem benefícios para as raízes e para as bactérias do solo.
- Ler uma história pedagógica a crianças dos 8 aos 12 anos (e para todos os outros também).
-Aprender sobre ciências em geral e ainda fazer uns jogos no final :-).
- Fortalecer laços entre avós e netos.
Título: Histórias num admirável...mundo invisível.
42 páginas.
Autor: Maria Amélia Loução.
Ilustrações de Sandra Serra
Editora: Flamingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário