segunda-feira, 13 de abril de 2020

Aqueles que merecem morrer de Peter Swanson

Este é um thriller de arrepiar a espinha, desde o princípio até ao fim. Arrepia a espinha não por ser uma história de horror completo, mas porque as descobertas e reviravoltas que a história nos apresenta faz-nos mexer os neurónios e subir o nível de adrenalina e isso é o que se quer (pelo menos volta e meia) de um livro.

Um homem e uma mulher (Ted e Lily) encontram-se no aeroporto e, depois de várias bebidas no terminal à espera de um voo para Boston, entram numa espécie de acordo...é que todos temos de morrer e que tal apressar a morte de quem não merece viver ? Este é o pensamento profundo de Lily uma das personagens, fortemente psicopata e talvez das principais, senão mesmo a principal da história. 

Quando menos esperamos, a história que era conduzida de uma forma, tem uma reviravolta daquelas e já não vai pelo caminho inicial e por outro que nos surpreende completamente. E de surpresa em surpresa se vai lendo este livro, viciante e pequeno, portanto de rápida leitura. Está escrito dando-nos a perspetiva de várias das personagens, na primeira pessoa, capítulo a capítulo. 

Muitas mentiras e segredos escuros aliás, profundamente escuros, que desenham o perfil de cada um dos personagens, sendo talvez a mais "dark" delas todas - a Lily. Lily tem uma infância estranha, negligente, diria que infeliz e desde cedo faz coisas que não deveriam ser feitas por ninguém, muito menos por quem é tão jovem (e começa cedo). Ela começa a fazer estas coisas para se proteger a si e a quem ama (por exemplo uma gata, a Bess), isto porque é filha de pais completamente negligentes, do género - se queres comer desenrasca-te...o que andas a fazer é lá contigo ...o que estes pais gostavam era de festarolas, bebidas e tal. 

O interesse de Lily por livros é enorme, ela refugia-se na leitura desde cedo, e isto é uma coisa que um leitor viciado gosta sempre de ler nos livros. Um livro que nos fale de livros é sempre uma ótima redundância ! Matematicamente falando, é o quadrado do livro que estamos a ler, ou o cubo :-).

Peter Swanson escreve bem, tirando o fôlego ao leitor e criando momentos de reviravoltas completas (plot twist) e foram estas as que me fizeram chegar a uma classificação de 4 estrelas e não de três, isto porque de início não me estava a agradar assim tanto, mas vamos num sentido que de repente vira por completo e isso fez com que eu subisse esta narrativa na minha consideração.

277 páginas
Autora: Peter Swanson
Editora: Editorial Presença
****a minha classificação no GoodReads

Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...