E o que dizer deste must read book? Ok que é de desenvolvimento pessoal e que grande parte das pessoas que gostam de ler, deixam esta categoria de lado, torcem sempre o nariz aos livros de "desenvolvimento pessoal" ou de "auto-ajuda" (não gosto muito deste último termo, mas é assim que lhes chamam...). À parte destes pré-conceitos, é um excelente livro! E tem aquela característica que eu gosto particularmente - a história tem várias camadas, qual cebola que é descascada, casca por casca, são muitas histórias dentro da história principal. Esta está a ser contada por John, um antigo aprendiz de Julian Mantle, advogado de renome.
Julian Mantle tem um ataque cardíaco em plena sessão no Tribunal, quando defendia um cliente seu. Surge então a oportunidade para este homem tão atarefado, stressado e angustiado, de parar e, simultaneamente, fazer uma longa introspecção. De que forma estava a viver a vida até aqui? Como era o seu presente e, o mais importante...como queria que fosse a sua vida daí para a frente, se a sua ideia fosse viver plenamente e feliz?
Quando o seu médico lhe disse que teria forçosamente de parar ou arriscava a ter uma nova paragem, cardíaca que o poderia matar, Julian decide fazer uma longa viagem para se conhecer profundamente e descobrir o que realmente importa na vida.
Vende tudo o que tem, inclusive o seu adorado Ferrari e parte para as zonas recônditas dos Himalaias, onde lhe dizem que existe uma comunidade de monges (os sábios de Sivana). Julian anda bastante até conseguir encontrar tal comunidade. Quando finalmente a encontra fica lá a viver durante um período de tempo que lhe foi fundamental para alterar a sua forma de viver e de ver a vida.
Ao regressar ao local origem, Julian não é definitivamente o mesmo homem, todo ele brilha. O seu desenvolvimento foi a todos níveis: espiritual, emocional e fisicamente falando, todo ele espelhava alegria de viver e, parecia até, um homem bem mais jovem. Ao reencontrar-se com o seu anterior assistente de advocacia - John, ao qual ensinou bastante acerca da profissão, este não o reconhece, mas quando tal acontece, fica disponível para o ouvir acerca da sua enorme aventura. Para Julian é essencial passar a mensagem da qual é portador e que aprendeu com os sábios de Sivana (os monges dos Himalaias, seus grandes mestres) e, à medida que vai ouvindo, John fica cada vez mais encantado com tais ensinamentos. Passando uma noite em claro, com Julian a transmitir os ensinamentos mágicos dos Sábios de Sivana que por sua vez, John "bebe" avidamente.
Imagem de 4144132 por Pixabay |
É brutal, verdadeiro, acredito eu, em todos os ensinamentos que são transmitidos. É um dos que devemos abrir várias vezes e, pasmem-se, arrepiem-se os cabelos, saltem as órbitas oculares... sublinhar, marcar, eu sei lá que mais. Eu tenho a certeza que quero mesmo voltar a ele várias e várias vezes pois é tanta e tão importante a informação que transmite, que é impossível apenas com uma leitura absorver tudo o que transmite!
Muito, mas mesmo muito bom e essencial a qualquer humano que quer melhorar a sua e a vida dos outros que o rodeiam. Recomendo vivamente !
Sem comentários:
Enviar um comentário