E lá estou eu a participar pela primeira vez num desafio literário (ou antes, numa maratona literária)!
Com estas pessoas que gostam tanto ou mais de livros do que eu, tenho descoberto novas leituras e autores, tenho aprendido imenso! Tenho alargado até os géneros que lia e passei é claro (esta é a única desvantagem) a comprar mais livros, embora também goste muito de ir à biblioteca.
Esta maratona de leitura foi lançado pela Andreia do Croma dos Livros e pela Ana do The Phoenix Flight. Devo dizer que vejo assiduamente os vídeos delas e gosto imenso. Nem sempre os meus gostos vão de encontro ao que sugerem, mas alargam sem dúvida, as minhas opções literárias!.
As regras estão descritas aqui e o "timing" de leitura é de 22 de dezembro a 20 de março.
Na primeira categoria escolhi um livro do Matt Haig - "Como parar o tempo" que foi recomendado tanto pela Manganet como pelo José Santos
Na segunda categoria, livro que comece pela letra "n", depois de muito procurar lá encontrei "Nada do outro mundo" de Molina. Se sei do que se trata? Não, não faço a menor das ideias! Também é interessante partir para uma leitura assim...sem saber nada de nada (coincide com o título :-).
Na terceira categoria - livro que tenha na capa elementos de Natal, estava difícil mas mais uma vez os livros da coleção Mil Folhas do Público foram a minha salvação. Trata-se de uma antologia de Contos de Natal Portuguesas - Glória in Excelsis, compilados por Vasco Graça Moura e estou mesmo curiosa!
A quarta categoria: Conto de Natal, está no papo (ou talvez não...), estou com dúvidas pois é BD - cântico de Natal de Charles Dickens - como o "MAUS", que também estou a ler, é uma graphic novel, tenho a impressão que vou ter que encaixar um outro livro (não pode ser mais no que uma graphic novel e só agora reparei nisso)!
Na quinta categoria, vou ler "A grande Solidão" de Kristin Hannah, sobre o qual tenho ouvido as melhores críticas. Pelos vistos uma parte dele é em preparação para o inverno e depois consta que também se passa nesta estação e ainda por cima no Alasca, mais frio que isto não podia! Este foi comprado agora, muito recentemente, uma vez que existiu na Wook uma promoção que fez baixar o preço deste livro (muito). Os livros ainda são demasiado caros, para quem compra vários ao mesmo tempo e muitas vezes ao ano...aproveito sempre promoções ou compro em segunda mão.
Na sexta categoria, vou ler um livro de Luanne Rice, Irmãs Inseparáveis, indicando o título que é uma história de família, a menos que o título engane (e não li a sinopse, ou então não me lembro).
Na sétima categoria, um livro de uma autora nacional, aproveito para ler "Demência" de Célia Correia Loureiro, parado na estante há cerca de um ano e, segundo imensas opiniões, um excelente livro.
Na oitava categoria encaixo em autor nacional, o Nuno Nepumoceno e os seus Pecados Santos, que ando para ler há imenso tempo, também parado na estante, o que não pode ser!
Na nona categoria, já estou a terminar de ler - MAUS de Spiegelman, que se passa durante o holocausto e que é graphic novel, mas não é leve de modo nenhum...nem outra coisa poderia ser pelo tema que aborda.
Na décima categoria, com muita pena minha, não tenho cá livros das minhas autoras preferidas - Isabel Allende ou Laura Esquivel. Ou antes, até tenho, mas não me apetece ler "O bosque dos pigmeus" ou o "Plano Infinito", únicos de Allende ainda por ler cá em casa. Assim, e como o meu género preferido é romance, mas escrito por autoras ou da américa latina ou de língua latina (como a Sveva Montigani ou Maria Duenas), ganhou "um dia naquele inverno" de Sveva M. , até porque tem "inverno" no título!
Na décima primeira categoria em que a palavra NEVE tinha que ser formada com letras do título e do autor do livro, escolhi "um pEquENo faVor"de Darcey Bell e deve ser um livro rápido de se ler, pois também ouvi falar muito bem dele.
Na décima segunda categoria - não fição - escolhi "O fim da inocência" parte I de Francisco Salgueiro. Este livro retrata de forma bem real o caso de uma adolescente que desde cedo se mete em caminhos nunca imaginados pelos pais e que a conduzem a uma progressiva destruição (de ouvir algumas coisas sobre este livro). É baseado em factos que realmente aconteceram (infelizmente).
Na décima terceira categoria tive que comprar - A farmácia literária de Elena Molina, pois não é hábito comprar novos lançamentos, no ano em que foram lançados. Estes livros são sempre mais caros do que os livros mais antigos. Mas este livro não estava com preço inacessível e também temos que apoiar o mercado do livro! Mais uma vez, ouvi falar muitíssimo bem dele e ainda por cima, um livro que também fala sobre livros - é a cereja no topo do bolo!
Na décima quarta categoria...foi difícil encontrar pois eu sou quase a única a oferecer livros a mim própria e embora possa ser assim, andei à procura de um que fosse oferecido por alguém que não fosse eu! E descobri um da Nora Roberts que também é o início de uma série Saga da Baía de Chesapeake - "Levado pelo mar" (oferecido por uma amiga que vem cá a casa pedir emprestado muitas vezes e quando lhe ofereço livros ela devolve-os depois de os ler :-)
Na décima quinta categoria - livro com mais de 400 páginas, escolhi um do Dan Brown (com 550 páginas) - "A origem". Embora grandinhos são muito velozes, este autor costuma escrever de forma tão envolvente que os livros dele fluem com muita rapidez.
E por fim e não menos importante, na décima sexta categoria, escolhi o "Testamento de Maria" de Tóibim, com menos de 200 páginas (e que já estou a ler).
E pronto, é isto e embora tenha que fazer uns ajustes, no essencial vão ser estas as leituras. Embora possa não conseguir cumprir com tudo, valem as páginas lidas e não o cartão de bingo, e vale a participação pela motivação para a leitura!
Cartão bem giro das Estações Literárias de inverno:
Sem comentários:
Enviar um comentário