domingo, 3 de janeiro de 2021

Uma Canção de Natal de Charles Dickens

 

Este é, com quase toda a certeza, o livro mais antigo na minha estante! Já tem, nas minhas mãos, mais de três décadas...sim porque eu não sou assim tão jovem :-).

E se há livro mágico para mim, é este! Li-o vezes sem conta e a dada altura da minha vida, desapareceu...reencontrei-o novamente, no sótão de uma casa que tinha para vender (e há anos que ela estava para ser vendida). Encontrei-o, por um acaso, quando verificava se queria ficar com alguma "tralha" que lá estivesse. Portanto, não estava mesmo à espera de o reencontrar, pois já tinha perguntado por ele muitas vezes e já tinha ido à procura dele, nos locais onde seria suposto encontrá-lo. Como mudei de casa muitas vezes, foi mais ou menos natural considerá-lo perdido para sempre (para minha grande tristeza). Quando o encontrei de novo, pensei logo que se tratava de um bom presságio...de que a casa há imenso tempo para venda, iria vender-se! E vendeu-se!! Em plena pandemia :-).

Ora este ano, de novo nas minhas mãos, nas minhas estantes, voltei a relê-lo pouco antes do Natal.

Esta história já foi adaptada vezes sem conta. Existe em variadíssimas versões, desde banda desenhada, em forma de romance e em versões para cinema, série, bonecos animados, enfim. Parece que é um argumento muito bom e um verdadeiro clássico adaptável ao longo de várias gerações.

É a velha história do velho avarento, o Senhor Ebenezer Scrooge, que detesta o Natal e todas as coisas que se relacionam com o Natal (cânticos, refeições em família, tempo de paz e solidariedade entre os homens, enfim), a tudo isso ele responde com um "isso são balelas" o mesmo é dizer "fadinhos ao dinheiro" ou "tretas"...e exatamente na véspera do dia de Natal é visitado pelo fantasma do seu antigo sócio (já falecido) que lhe diz, por outras palavras, que tem de mudar, caso contrário, o seu fim é arrastar correntes e cadeados para toda a eternidade (tal como ele) devido à sua desumanidade.

E assim foi o começo da sua mudança. Scrooge é visitado nessa mesma noite, por 3 fantasmas, o primeiro é o do tempo passado, o segundo, o do presente e o último...o fantasma do seu futuro. Escusado é dizer que o futuro não é muito simpático! Com o passado ele revê como era a sua vida quando era um rapazinho de escola, no seu presente ele testemunha a união, amor e divertimento de familiares seus na véspera de Natal.

E Scrooge vai-se transformando...

Esta edição é super antiga, mas gosto imenso dos grafismos e de toda a forma como está escrita. Já li uma versão das edições da Coleção de Mil Folhas do Público, também gostei, mas pronto este é o meu livro do coração e voltarei a ele de certo! 

Emoções / sentimentos despertadas com este livro: 

  • Esperança;
  • Magia;
  • Transformação;
  • Avareza;
  • Bondade;
  • Amor.

🌠Ler quando:

- lhe apetece sentir a magia do Natal;

- quer conhecer um clássico de todos os tempos que já sofreu várias adaptações;

- quer descobrir até onde pode levar a avareza e a ganância;

- acredita que não é possível um homem avarento transformar-se num homem bondoso, caridoso e humano.


51 páginas

Autor: Charles Dickens

Editora: Liber    

Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...