segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Todos devemos ser femininistas de Chimamanda N. Adichie

 Que grande livrinho este de tão poucas páginas! Esta é uma leitura para ler e reler, cheia de conteúdo.


Na introdução a autora explica-nos que o conteúdo deste livrinho é uma versão modificada de uma palestra TEDxEuston, em dezembro de 2012, e ao longo destas curtas páginas Chimamanda vai-nos dando exemplos de como ainda é bom reforçar e apoiar a ideia de ser feminista, pois são muitos os casos que ela testemunhou ou, ela própria viveu, em que era notória discriminação apenas por ser mulher/rapariga/menina. E são ainda mais os casos que relata, no continente africano, muitos deles na Nigéria, a sua terra natal. 
Chimamanda desmonta desde cedo, neste livro, o pré-conceito da palavra "feminista". Ela própria, acusada de o ser, logo em criança e por um grande amigo de infância, fica com vergonha de indicar ao amigo que não entende ou não percebe essa palavra. Logo quando regressa a sua casa, procura no dicionário o significado de tal palavra e descobre que feminista é: "uma pessoa que acredita na igualdade, social, política e económica entre os sexos".

Numa linguagem muito clara, parecendo que está a falar diretamente connosco, a autora vai explicando que ser apelidada de feminista é algo que todos deveríamos querer pois ainda vivemos num mundo em que a mulher, só por ser do sexo feminino ainda é menosprezada em comparação com o homem. Numa sociedade em que a força era determinante para a sobrevivência, esta diferença, eventualmente faria sentido e seria "aceitável", na Pré-História, em tempos muito antigos, em que era necessário a imposição pela força e brutalidade. Mas, felizmente a humanidade evoluiu e hoje em dia homens e mulheres têm capacidades que lhes permitem exercer os mesmo cargos, acederem aos mesmos lugares pois a inteligência, determinação, persistência, criatividade, não escolhem sexo, cor ou idade!!  Ou seja, não faz sentido haver diferenciação.

A autora também diz que é óbvio que somos diferentes - homens e mulheres - mas que essas diferenças não podem servir de base para descriminações ou diferença de tratamento entre ambos os sexos. Atualmente homem e mulher podem receber o mesmo salário e serem destacados pela sua progressão individual nas carreiras que têm. Se uma mulher se destaca na sua profissão pode ser promovida em igualdade de condições do seu colega de trabalho masculino...seria assim que deveria ser, pois...mas muitas vezes não é! Tal como acontece por exemplo com a melanina a mais ou a menos. Agora pergunto eu ...quando é que estas coisas deixam de acontecer? Quando é que estes assuntos deixam de ser assuntos? É que se ainda são é porque a diferença (non sense) ainda existe...

Muito bom! Super mega recomendado! 

No fim ainda temos o conto "casamenteiros" da obra "A coisa à volta do teu pescoço" de Chimamanda  e um pequeno resumo das outras obras da autora, que me deram mesmo vontade de as ler! 

92 páginas
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Leya




Sem comentários:

Enviar um comentário

literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...