Aqui está a prova de que um livro muito pequeno (com 63 páginas), uma história curta, pode ser um grande livro, uma grande história!
Não sei quanto a vocês, mas quando começa a chegar o final do ano e eu ainda não atingi a meta de leitura do Goodreads, proposta por mim no início do ano, fico com comichões e variações (só para rimar é claro :-) e desato a ver se não tenho livros parados na estante que me permitam cumprir a dita meta (este ano estava reduzida a 30 livros e ainda assim só tinha 26 lidos!). Não que vá escolher qualquer coisa para ler (no desespero...) nunca, jamais, porque tudo o que entra cá em casa foi escolhido com muita devoção e muitas opiniões lidas ou ouvidas em booktubers...pronto, por acaso, este não foi o caso ! :-)).
O Salva-Vidas de Stephen Crane foi um daqueles livros que estão na seção dos 4,99 eur na Wook ou mais baixo ainda, e não sei porquê chamou-me à atenção. Longe de perceber o reduzido tamanho que tinha, o livro quando chegou cá a casa revelou-se um mini-livro e só passado um ano é que lhe peguei...ou seja, agora, e adorei!
A história transporta-nos para dentro de um pequeno bote, num mar revolto, com ondas bem grandes, espuma e água gelada por todo o lado e o autor consegue realmente colocar-nos, a nós leitores, neste cenário húmido e gélido. Com 4 personagens apenas: o maquinista; o cozinheiro; o capitão e o jornalista, a história vai-se desenvolvendo, rápida e com muita vontade nossa de ver qual o desfecho.
É muito curta a história, mas igualmente bem escrita e claramente visualizamos todas as aflições destes 4 homens que nunca deixam de ser cordiais uns para com os outros.
"- Vens substituir-me por um bocado? - perguntou, resignado.
- Claro que sim Billie - disse o jornalista, acordando e arrastando-se de forma a ficar sentado. Trocaram de lugares com cuidado e o maquinista, aconchegando-se na água do mar ao lado do cozinheiro, pareceu adormecer instantaneamente."
Imagem de Myriams-Fotos por Pixabay |
É claro que a dada altura só querem saber se estes 4 corajosos homens sobreviveram...e terão de ler o livrinho para descobrir isso! Que aqui não são feitas revelações, mais do que as necessárias, o prazer, esse está mesmo nas leituras.
63 páginas
Autor: Stephen Crane
Editora: Estrofes & Versos
Sem comentários:
Enviar um comentário