quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O Símbolo Perdido de Dan Brown

"O cubo era uma caixa enorme, sem janelas. Cada centímetro das paredes interiores e teto estava coberto por uma tela rígida de fibra de chumbo revestida de titânio, dando a impressão de uma jaula gigantesca construída dentro de um recinto de cimento(...). Apesar da ciência noética usar tecnologias de ponta, as descobertas em si eram muito mais místicas do que as frias e sofisticadas máquinas que as produziam. A matéria que relevava da magia e do mito estava a tornar-se rapidamente realidade, à medida que novas chocantes informações chegavam de todos os lados, todas elas apoiando a ideologia básica da ciência noética - o potencial inexplorado da mente humana.

A tese global era simples: Ainda mal começámos a descobrir as nossas capacidades mentais e espirituais."

Este é apenas um cheirinho do conteúdo deste livro, no qual fiquei a conhecer o termo: "ciência noética".

Robert Langdon é novamente o protagonista principal, cujos serviços e conhecimentos infindáveis na área da simbologia são requeridos para desvendar mais mistérios insondáveis. Desta vez, incluem uma cientista da área da noética e o seu laboratório XPTO muito à frente, feito para estudar a noética (esta ciência, procura estabelecer um paralelo entre o mundo físico, material e a capacidade infinita e ainda muito desconhecida da mente humana. Até que ponto os pensamentos influenciam a realidade?). É claro que as avançadas pesquisas nesta área conseguidas por esta cientista não agradam a muita gente pelo que sucedem perseguições, mortes, coisas esquisitas e misteriosas todo o tempo e faz-nos ficar viciados, completamente agarrados ao livro até que se resolvam todos os mistérios e esclarecidos todos os segredos...

Dan Brown é sem dúvida um autor que prende e que muito embora os seus livros sejam assim para o "pequeno calhamacinho" :-), não damos conta das páginas que têm e queremos sempre que haja mais...vale muito a pena ler e sobretudo para pessoas como eu que adoram temas ligados ao esoterismo, misticismo and so on! Enjoy! 


Autor: Dan Brown
571 páginas
Bertrand Editora


terça-feira, 21 de agosto de 2018

Escuta o teu corpo de Francisca Guimarães

Se há coisa que caracteriza os nossos dias é a preocupação com a alimentação e uma vida saudável,  e, ainda bem que assim é! Nota-se que muitos se inscrevem no ginásio para serem ativos, outros evitam os alimentos processados ao máximo nas suas refeições, há quem evite comer carne, os que optaram por ser vegetarianos ou vegans e, surgem como cogumelos, novos tipos de dieta para todos os gostos e feitios...tudo isto é o espelho de uma sociedade cada vez mais preocupada com a sua saúde e que já percebeu há muito que somos efetivamente aquilo que comemos! Também somos o que fazemos ou deixamos de fazer, já todos percebemos que nos temos que mexer para que o nosso corpo e mente mantenham a saúde.

Francisca Guimarães ou Miss Kale teve a coragem de por tudo a nú fazendo uma abordagem integral da nossa saúde, do nosso corpo, do nosso espírito e do TODO que somos nós escrevendo o livro " Escuta o teu corpo". 

A autora diz que o nosso corpo sabe o que quer e o que é melhor para si e "fala" todo o tempo connosco através de vários sinais que ficam à vista, na pele, nas dores, no mal estar ou bem estar e até na alegria e tristeza que sentimos.

Francisca Guimarães durante bastante tempo da sua vida e particularmente na sua adolescência teve problemas de saúde, a acne permanente ou quase, era a que mais a atormentava e foi depois de muitas "cabeçadas", muitas tentativas e erros, muito estudo e introspecção que conseguiu perceber o maravilhoso todo que é o ser humano e como escutá-lo para o manter saudável. 
Este livro é mesmo uma abordagem holística com a inclusão de receitas da autora "...preferidas. Simples, nutritivas e deliciosas" e muito, muito mais.

E se a harmonia e equilíbrio têm rosto, este livro dá-lhe a cara. É lindo! Com fotos lindas, ilustrações suaves, mas belíssimas, cores pastel, folhas num papel que dá gosto e até o marcador é maravilhoso. Se há estrelas para livros de 0 a 5 dou ***** a este livro tão bonito e cheio de conteúdo.

Deixo aqui também um link para o blog da autora Miss Kale .

Autora: Francisca Guimarães
264 páginas
Editora: Matéria.prima


sexta-feira, 17 de agosto de 2018

As 3 vidas de João Tordo

Não conhecia o autor e este foi o primeiro livro que li dele. Fiquei agradavelmente impressionada."As 3 vidas" é um romance que acompanha o narrador, um rapaz ainda jovem, que após a morte do pai vê-se obrigado a trabalhar para sustentar a família que lhe resta - mãe e irmã. Começa a trabalhar num local chamado "Quinta do Tempo", localizada no meio do nada, algures num Alentejo profundo.

Durante algum tempo, nem o narrador sabe para onde foi trabalhar e muito menos qual a verdadeira natureza do trabalho do seu patrão - um senhor abastado e cheio de mistérios, de nome  António Augusto Millhouse Pascal. É bem mais à frente na narrativa que o seu patrão, quase moribundo, num hotel em Manhatan, começa a desvendar o seu passado cheio de "podres", segredos e horrores.

Pelo meio, o narrador apaixona-se pela neta de Millhouse Pascal, Camila, que tem mais dois irmãos - Gustavo e Nina. Camila é aficionada pelo  funâmbulismo e treina desde cedo esta arte, nos jardins da Quinta do Tempo, no entanto, o seu avô tem tudo destinado para a sua neta e longe dele permitir o encontro de Camila com a sua mãe que permanece nos Estados Unidos da América, numa vida algo louca e cheia de desequilíbrios...mas Camila, é a única dos 3 netos que permanece com um foco - encontrar a mãe e mostrar-lhe os seus sonhos acerca do funâmbulismo. Assim que se encontra nos Estados Unidos, em vez de frequentar a universidade financiada e prevista por Millhouse Pascal, desaparece, quase sem deixar rasto e deixando em aflição o seu avô que fica sem notícias suas.

O livro decorre sobretudo entre os anos 80 e 90, mas há algumas idas ao passado de Millhouse Pascal, nos tempos da guerra fria envolvendo espionagem e coisas que tais. 
Existem alguns mistérios que, ou não são totalmente esclarecidos, ou sendo esclarecidos, ficam aflorados por alto.
O personagem principal vai passando por várias fases da sua vida, a maior parte delas com pesadelos, muitas delas vivendo extremamente só e apenas no fim alcança uma certa estabilidade, "empurrando" para o fundo o seu passado e interessando-se mais pelo seu presente.

É uma escrita que flui muito bem, a de João Tordo, fácil de nos vermos em todas as situações que são narradas, passando por diversas emoções. Não sabemos bem, se havemos de ficar do lado de Millhouse Pascal que funciona quase como um guru, se havemos de ter pena dele. Se nas circunstâncias do narrador, faríamos exatamente a mesma coisa que o narrador fez, quando fez o que fez. Enfim, escolhas e decisões que eventualmente seriam as mesmas se por estes acontecimentos tivéssemos que passar...

Há frases e ensinamentos que são transmitidos ao longo do livro que são transmitidos assim de repente, no meio da narrativa e possuem uma enorme profundidade, dão que pensar, por exemplo:

" A presença física não é prova de nada. O lugar onde vivemos é o lugar que habitamos em espírito. E, em espírito, nunca regressei. Estou espalhado pelas almas de todas as pessoas que conheci, de todas as coisas que por lhes ter tocado modifiquei."

Comentário sobre o livro, feito pelo autor



Autor: João Tordo
Editora: Quidnovi
408 páginas

Tsundoku

Sabiam que tem nome a pilha de livros que acumulamos e efetivamente não chegamos a ler? Chama-se, em japonês - tsundoku e refere-se ao consumismo dos livros e mais livros que se acumulam nas nossas estantes e que acabam por não ser lidos.

A minha pequena torre de livros vai ser lida, a seu tempo :-), pelo menos é essa a minha vontade. Ainda não estabeleci o número de livros que quero ler no próximo ano, mas é coisa que tenho que fazer, pois ao escrever interiorizo que quero ter uma meta de leitura e acabo por assumir um compromisso. Mesmo que não cumpra esta meta, tenho a certeza que desta forma vou ler mais do que o faria se não a estabelecesse.

Tenho por hábito, quando começam as férias
, ir à biblioteca e trazer um conjuntinho jeitoso como este aqui da foto. Nada disto foi comprado, pois não é necessário gastar fortunas para entrar e permanecer no mundo mágico da leitura, basta fazer um cartão da biblioteca ou comprar em segunda mão ...
E por falar em segunda mão fica aqui a referência de um site onde se podem comprar livros a um preço de pechincha, mas em inglês (há quem não se importe):


Awesomebooks


terça-feira, 7 de agosto de 2018

O segredo de Rhonda Byrne

Quando comecei a escrever este blog, referi que gostava de uma enorme variedade de livros e não estava mesmo a mentir! Estes temas da espiritualidade e poder da mente são muito apelativos para mim pelo que, como não poderia deixar de ser, vou falar acerca de livros que li, com estes tema e que me tocaram positivamente.


O Segredo, de Rhonda Byrne, é uma leitura que se inicia para não mais acabar. Recorro a ele muitas vezes, para rever aspetos que li e quero voltar a ler, quer porque me pareceram muito importantes, quer porque, por vezes, esqueço e quero voltar a recordar, quer porque preciso de voltar a acreditar que é possível através da nossa força de vontade atrair o que pretendemos atrair para as nossas vidas. 

E o segredo é mesmo este que a autora revela: tens a capacidade de atrair para a tua vida tudo o que desejares, através da tua mente, dos teus pensamentos. E também é isto, de certa forma, por outras palavras ou, talvez até as mesmas, que é dito por James Doty na Loja Mágica (já fiz um comentário sobre este livro aqui no blog).

Na página 4 do Livro - O Segredo, está claro: " Tudo o que entra na sua vida é atraído por si. E é atraído por si em virtude das imagens que guarda a sua mente. É aquilo em que está a pensar. Seja o que for que está a ocupar a sua mente, é isso mesmo que está a atrair a si."

O livro até dá exemplos de coisas muito simples para verificarmos se isto é de facto uma realidade ou uma grande treta ( e à vista de muita gente, acredito que seja exatamente assim, e é uma pena!).

"Começar por coisas menores é uma forma fácil de experimentar a lei de atração com os seus próprios olhos. (...) Criou uma imagem de uma pluma, e fez com a pluma fosse única. Criou marcas especiais nessa pluma (...) Dois dias depois, ia a entrar num arranha céus de Nova Iorque. Diz que não sabe porquê, olhou para baixo. E ali aos seus pés, na entrada de um arranha céus de Nova Iorque estava a pluma! E não era  uma pluma qualquer, mas a pluma exata que tinha imaginado."

Confesso que ainda não experimentei, aliás, até utilizei outra técnica que não deixa de ser idêntica (ou a mesma por outras palavras) que se chama de "visualização criativa" e aprendida por mim através de um outro livro maravilhoso que me marcou imenso este: https://www.wook.pt/livro/visualizacao-criativa-shakti-gawain/199022 que infelizmente está esgotadíssimo.

 Uma das formas de começar é agradecer tudo o que já temos e nos faz feliz, mesmo que sejam pequenos nadas, como um pôr-do-sol lindo ou um céu azul com nuvens aqui e ali, ou um mergulho no mar. Pequenas magias que acontecem no nosso dia a dia, às quais a maior parte de nós não dá o devido valor.
Foi realizado um filme acerca deste livro e quem não tiver paciência para o ler ou quiser complementar com as informações do filme, fica aqui:










Rhonda Byrne é também autora de outros livros que vão na sequência deste e que ainda não li, pelo menos na totalidade. Um que estou também a ler, da mesma autora é "A Magia" e recomendo também e a seu tempo darei a  minha opinião.

Autora: Rhonda Byrne
Editora: Lua de Papel
204 páginas



quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A história de Lupita de Laura Esquivel - último livro lido

Laura Esquível costumava ser a minha autora preferida. Depois de ter lido (há long time ago) "Como Água para Chocolate", fiquei rendida e absolutamente fã desta autora.
"A História de Lupita" tem ainda muito da escrita dela e consigo perceber "notas" parecidas, no entanto, não me encantou. Relata a história de uma mulher mexicana que sofre um abuso por parte do padrasto, quando ainda era pequena e que na verdade nunca se endireitou a partir daí. Lupita abusa do álcool e percebemos que é para apagar memórias tristes e arranjar coragem para enfrentar determinadas situações. O livro vai andando para trás na vida de Lupita e relacionando os acontecimentos atuais com o passado de Lupita.
Esta mulher gosta de passar a ferro, de dançar, de sentir cheiros no ar e apenas com aromas sentidos identifica pessoas e acontecimentos, ou outras coisas curiosas que misturam muitas tradições mexicanas e algumas histórias dos verdadeiros mandantes no México (ligados aos cartéis de droga). Acontecem momentos trágicos na vida de Lupita que ainda a tornam mais fragilizada e uma vítima fácil do álcool e logo ao princípio do livro ela é a única testemunha de um homicídio misterioso o qual vai descortinando pouco a pouco com a sua perspicácia e capacidade para compreender de que forma é que os acontecimentos estão ligados... e curiosamente, chega a conclusão de que está mesmo tudo ligado. 
E mais não digo porque o spoiler é muito feio para quem quer descobrir por si próprio os mistérios insondáveis das histórias que se escrevem e de quem as escreve.

Lê-se bem até porque tem uma letra enorme, poucas páginas e é relaxante para quem usa óculos e já tem problemas de ver ao perto :-). Mas, diria que não é dos meus preferidos dela e não me cativou sofregamente até ao fim. 

Mas, ainda tenho para mim que autores da America Latina têm uma mistica muito especial na sua escrita, não sei se é do ambiente, do clima, da vegetação das tradições daquelas partes, sei que são sempre maravilhosos na sua escrita ...veja-se Isabel Allende, caramba, sou só eu que acho-a fantástica? Sublime no que escreve ?? Da Laura Esquível se ainda não leram nada, comecem com "Como água para chocolate" Ou ""Tão veloz como o desejo".

Autora: Laura Esquivel
Editora: ASA
224 páginas


literatura-billboard

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"

Imagem do cabeçalho do blogue de "GimpWorkshop"
Fantasia, Mágico, Surreal. De utilização gratuita.

A Fada do Lar de Sophie Kinsella

Abençoada hora quando decidi ler este livro em férias de verão...este é o livro ideal para levar nas férias! Tão divertido que nos embaraça,...